Videoconferência
Nesta modalidade a validação é feita por Videoconferência e deve seguir a Instrução Normativa.
A Instrução Normativa nº 05 de 22 de fevereiro de 2021 garante a oferta de Certificados Digitais no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, de forma remota, sem a necessidade de comparecimento presencial.
Na prática, o processo de validação por videoconferência está disponível para as pessoas que já tinham um Certificado Digital antes e fizeram a coleta biométrica na validação dele. Dessa forma, os dados biométricos já estão cadastrados e a pessoa está apta para nova emissão por videoconferência.
Uma outra possibilidade é a posse da CNH (Carteira Nacional de Habilitação – emitida a partir de 2016), uma vez que a IN define a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) como uma das Bases Oficiais Nacionais admitidas para fins de batimento biométrico e biográfico.
O objetivo da normativa é aumentar a segurança na identificação dos titulares e responsáveis por Certificados Digitais, reduzindo o risco de fraudes, e permitir a simplificação do processo de emissão de Certificados.
Para consultar se você pode ser atendido por videoconferência, acesse o link consulta disponibilidade videoconferência.
Caso não esteja apto a fazer a validação por videoconferência, será necessário realizar a validação presencial.
Atenção: Para Atendimento por Videoconferência estão disponíveis somente certificado sem mídia, caso escolha certificado do tipo A3, você deve já possuir a mídia (token ou cartão).
Adquira seu Certificado Digital e guarde o número do Pedido. |